segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Taquaraçu de Minas - sede do município e área rural



Obs: confira os tracklogs no final da postagem.

Taquaraçu de Minas é um município que, apesar da proximidade da capital e de até pertencer à Região Metropolitana de Belo Horizonte, preserva o aspecto do período colonial das cidades do ciclo do ouro (com casarões e fazendas centenárias) e preserva natureza e tranquilidade típicas do interior.

Em sua área urbana é possível tomar banho de rio - lazer muito comum da população, principalmente nos finais de semana. A cidade é cortada pelo Rio Taquaraçu que, ao longo de seu leito, antes de desaguar no Rio das Velhas, proporciona belas paisagens.

Taquaraçu de Minas está localizada nos arredores da Serra da Piedade, a 60 km de Belo Horizonte, sendo o principal acesso pela BR-381 sentido Vitória. Sua população é de cerca de 3.900 habitantes e a agropecuária é a principal atividade econômica.

Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


CENA URBANA

Matriz de São Sebastião




Casarões Coloniais





Cristo na Praça



Rio Taquaraçu - não fica vazio assim nos finais de semana






ZONA RURAL - à caminho das corredeiras do Rio Taquaraçu

Estrada Taquaraçu - Nova União















Curiosidade - coqueiro e árvore cresceram juntos




Imprevisto - moto quebrada e uma corda salvadora




Tracklog - Corredeiras Rio Taquaraçu:
http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=6038112


terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Santana do Riacho - Distrito da Serra do Cipó



Obs: confira o tracklog no final da postagem.
Clique na foto para para visualização em tamanho original.


A Serra do Cipó é uma região da Serra do Espinhaço que abriga diversas belezas naturais (rios, cachoeiras, piscinas naturais, cânions). Com a melhoria do acesso rodoviário, a região se transformou em um Distrito com ótima infra-estrutura para o turismo na região. 

O Distrito da Serra do Cipó conta, hoje, com dezenas de hotéis, pousadas, agência de turismo, bares, restaurantes, áreas de camping com acesso a cachoeiras, dentre outros. É possível, nos finais de semana, o turista curtir belas cachoeiras ou o conforto das ótimas hospedagens e, à noite, saborear a gastronomia de Minas, o artesanato e um puro MPB ao vivo, na sede do Distrito. No distrito está localizado também o Parque Nacional da Serra do Cipó, criado em 1987 para proteger cerca de 31.000 hectares deste patrimônio natural (parque aberto a visitação).

Serra do Cipó é um Distrito do Município de Santana do Riacho, está localizado a 95 km de Belo Horizonte, sendo o acesso pela MG-010, passando por Lagoa Santa.


A seguir, alguns dos atrativos da Serra do Cipó.
(obs: clique na foto para para visualização em tamanho original).



SERRA DO CIPÓ - Sede do Distrito

A Sede do Distrito fica na altura do quilômetro 96 da MG-010. Neste local estão localizados os bares e restaurantes, lojas de artesanato etc. É a melhor opção para a noite na Serra do Cipó. A maioria das pousadas e hotéis também se concentram nesta região.









 

 
Música ao vivo no restaurante Panela de Pedra. 

 Na calmaria da Serra.


CAMPING, HOTÉIS, POUSADAS E CACHOEIRAS

Conforme informado a Serra do Cipó conta com ótimas opões de hospedagem. A seguir, algumas das opções em destaque, bem como algumas cachoeiras da região.

Pousadas e Hotéis




Ponte sob o Rio Cipó na MG-010


 Camping Cachoeira Grande







Camping Véu da Noiva - Cachoeira do Véu da Noiva
Existe uma trilha de pedras, coloca por escravos,
que leva ao alto da Cachoeira do Véu da Noiva.


Parque Nacional da Serra do Cipó
 


Canion das Bandeirinhas - uma das dezenas de atrativos do Parque



MIRANTE DA SERRA

O mirante da serra está localizado na própria MG-010 (aprox. no Km 100), quando a estrada alcança o alto da Serra. O local é muito bem sinalizado e é possível estacionar de 5 a 10 carros com segurança, em acostamento apropriado. O local é bem movimentado durante o dia nos finais de semana. Recomenda-se evitar passeios noturnos.








ESTÁTUA DO JUQUINHA

Homenagem feita ao andarilho que adotou a Serra do Cipó como sua casa, por volta dos anos 80. Juquinha foi um personagem real que andava pela serra colhendo flores, mudas e raízes para depois oferecer aos turistas em troca de algo de seu interesse e, até mesmo, comida.

Juquinha da Serra era uma pessoa simples, que cativava a todos pela forma de viver e interagir com a natureza e as montanhas onde vivia. Pelo que se sabe o Juquinha da Serra nunca se casou e morreu em 1983. A estátua, que mede 3 metros de altura, foi erguida em 1987, no alto da Serra do Cipó, no Km 117 da MG-010.









Tracklog: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=5991342