sexta-feira, 18 de abril de 2014

Distrito de Glaura - Ouro Preto



Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Conhecida antigamente como Casa Branca (Freguesia Santo Antônio da Casa Branca do Ouro Preto), o Distrito de Glaura remonta ao início do século XVIII, sendo que sua origem está ligada à exploração do ouro da região. Era refúgio dos grandes senhores que tinham o antigo arraial como ponto de divisão entre Vila Rica e São João del-Rei. Em suas estradas ocorreram disputas por causa da posse das terras mineiras, as chamadas Guerra dos Emboabas.

Assim como as demais localidades da região, encontra-se em Glaura vasto patrimônio histórico cultural: Casario colonial e igrejas em estilo barroco, atrativos naturais (trilhas ecológicas, florestas, cachoeiras) em ótimo estado de conservação. Festas religiosas como a Festa de Santo Antônio (padroeiro do distrito) e Festa do Rosário também merecem destaque.

Distante 73 km de Belo Horizonte e 22 de Ouro Preto, Glaura começa a tornar-se destino turístico para os que fogem da grande cidade e buscam a vida rural, lazer e descanso, Turismo Ecológico e de Aventuras, necessitando de medidas de proteção para garantir a preservação do seu patrimônio. Vale destacar que Glaura fica na rota da famosa Estrada Real - Caminho Velho e Caminho do Sabarabuçu.


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Glaura - aspecto do distrito e casario colonial



 













Matriz de Santo Antônio







Trechos da Estrada Real - Caminho Velho e Caminho do Sabarabuçu











terça-feira, 15 de abril de 2014

Distrito de São Bartolomeu - Ouro Preto


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

São Bartolomeu é um dos 12 distritos de Ouro Preto e foi fundado pelos bandeirantes no final do século XVII, às margens do Rio das Velhas, dentro da floresta Uaimii.  O distrito se destaca pela famosa produção artesanal de doces e pela conservação do casario e igrejas, ilustrando o que há de melhor do Barroco Mineiro.

Situado a cerca de 20 km de Ouro Preto, o Distrito de São Bartolomeu pode ser acessado pelos também distritos de Glaura ou Cachoeira do Campo, ou pelo trevo que dá acesso à Rodovia dos Inconfidentes, na entrada de Ouro Preto, por uma trilha de fácil acesso (não sendo dia de chuva hehe).

Em São Bartolomeu vale a pena visitar a Igreja Matriz, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, além das casas de doces e o Rio das Velhas, que corta o distrito ainda muito preservado.


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Estrada para São Bartolomeu - vindo de Glaura









Estrada para São Bartolomeu - vindo do trevo de Ouro Preto







São Bartolomeu - aspecto do distrito e casario colonial





























Matriz de São Bartolomeu e Igreja de Nossa Senhora das Mercês









Rio das Velhas - ainda preservado





Tracklog: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=6579430