sábado, 31 de janeiro de 2015

Trekking Vale do Soberbo - Lapinha da Serra


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

O Soberbo é uma região dos arredores da Lapinha da Serra composto por belas cachoeiras, um cânion e um belo poço de maior tamanho (Poço do Soberbo). O acesso não é dos mais fáceis, são 16 km de uma pequena estradinha de pedras que, pela atual restrição ao uso de veículos motorizados e falta de  manutenção, se transformou em uma trilha de nível moderado.

Para acessar o Vale do Soberbo o turista deverá seguir à esquerda no entroncamento mais conhecido como "cotovelo" (há cerca de 3,5 km antes da Lapinha da Serra) e seguir por mais 12 km. Estando à pé, a caminhada leva cerca de 2,5 horas. É necessário o acompanhamento de guia local, ou GPS profissional com a rota gravada.

Apesar de certa dificuldade, o turista será recompensado pela beleza do Rio de Pedras e seu cânion, pelas cachoeiras do Rubinho e do Soberbo e os belos poços formados pelas respectivas cachoeiras. Adicionalmente, o visitante também terá a oportunidade de conhecer vestígios de um antigo garimpo cheio de lendas. Neste caso, deixo os "causos" por conta dos moradores da região.


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Vale do Soberbo ao fundo - nosso destino






Início da caminhada partindo da Lapinha da Serra











Adentrando no Vale do Soberbo










Cachoeira acima do Poço do Soberbo - Rio de Pedras







Poço do Soberbo e os vestígios de um antigo garimpo













Canion do Rio de Pedras - Parte de Cima











Cachoeira do Rubinho no Vale do Soberbo

















Noite de descanso no Vale do Soberbo








Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8776472