segunda-feira, 18 de abril de 2016

Cemitério do Peixe - lugar de oração, respeito e paz


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

No caminho para Diamantina, distante 22 km da BR-259, se esconde nas montanhas do espinhaço mineiro, às margens do Rio Paraúna, mais um pitoresco vilarejo: Cemitério do Peixe.

Com cerca de 100 casinhas brancas de telhado baixo espalhadas por vielas de chão batido e apenas dois moradores fixos, o vilarejo do Peixe está se revelando um lugar de oração e descanso espiritual. Além das casinhas, há no vilarejo uma capela dedicada à São Miguel Arcanjo e às Almas, e ainda o cemitério que dá nome ao lugar.

Registros atestam que Cemitério do Peixe nunca foi, de fato, uma vila, mas sim um cemitério e local de realização de missas e romarias desde meados do século 19. Há três versões sobre a origem do cemitério e as primeiras pessoas ali enterradas: a primeira defende que foram enterrados guardas da coroa que morreram no local intoxicados por peixes estragados; a segunda versão afirma que um escravo fugido conhecido como Peixe foi encontrado morto com um diamante na mão; e uma outra versão afirma que um missionário chamado Padre Peixe, que viajava à cavalo na região, adoeceu, morreu e ali foi enterrado.

Atesta-se que, independente da versão, o cemitério foi instaurado e romarias e missas são praticadas ali desde 1887. Como se tratava de um local distante, as casinhas brancas se multiplicaram para abrigar romeiros e parentes de quem ali fora enterrado.

Hoje, Cemitério do Peixe é mantido pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro, padres redentoristas da cidade de Curvelo e Dona Lotinha e seu filho Zezinho. À qualquer época do ano estes dois moradores fixos estão de braços abertos para receber turistas e pessoas que querem desfrutar das riquezas naturais, culturais e espirituais do lugar.



Caminho para Cemitério do Peixe pela BR-259
Clique nas fotos para visualização em tamanho original.




Início do estrada de terra partindo da BR-259
Estrada em bom estado mesmo em período de chuvas





À direita, Areal do Tigre
Seguir direto sentido Congonhas do Norte




Ponte sobre o rio Tigre, estrada e ponte sobre o Rio Paraúna







Bifurcação - agora, à direita para Cemitério do Peixe






Primeiro avistamento de Cemitério do Peixe
Detalhe para o Rio Paraúna visto da chegada ao povoado







Capela dedicada a São Miguel Arcanjo e às Almas e o Cemitério







Praça Canequinha, ruas e casinhas do vilarejo
  











A arte no Peixe




Caminho para o rio - Rio Paraúna









Dona Lotinha - moradora de Cemitério do Peixe



Tracklog para o peixe - partindo da BR-259
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12992243

domingo, 17 de abril de 2016

Capitão Felizardo - localidade de Conceição Mato Dentro

Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Capitão Felizardo é um povoado pertencente ao território de Conceição do Mato Dentro e dista de 75 km da sede de seu município. No entanto, dista de 27,4 km da cidade de Gouveia, sendo apenas 13 km, em estrada de terra, até a BR-259. Gouveia, Conceição e Congonhas do Norte são suas principais cidades de referência.

Capitão Felizardo teve origem a partir da divisão de terras da antiga Fazenda Felizardo. Felizardo, de nacionalidade portuguesa, com patente de Capitão, era proprietário de grande fazenda na margem esquerda do Rio Paraúna, pouco acima da foz do Ribeirão de Areia e, também, próximo do Rio Congonhas.

A propriedade original está subdividida, mas conserva o núcleo central com uma bela Igreja Católica, Escola Municipal e residências. Ocorre anualmente na comunidade a Festa de São João Batista, com celebração de missa, batizados e casamentos. Na véspera, um vultuoso desfile de carros de boi animam o local, trazendo a madeira utilizada para a grande fogueira da festa.



Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Caminho para Capitão Felizardo partindo da BR-259






Bela igreja de São João Batista em Capitão Felizardo









Ponte sobre o Rio Paraúna, nas proximidades de Capitão Felizardo




Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12992186