domingo, 23 de outubro de 2016

Comunidade do Camilinho - Gouveia-MG

Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Quem nunca, ao trafegar pela BR-249 sentido Diamantina e Vale do Jequitinhonha, se deparou com uma evolução rochosa que lembra as “corcovas” de um camelo e uma pequena placa sinalizando: Camilinho a 4 km?

Tratam-se, então, de uma cadeia de afloramentos rochosos que separa a antiga região de mineração de Diamantina da região produtora de alimentos em Curvelo e Corinto e uma pequena comunidade – o Camilinho.

Antigos registros oficiais atestam a existência, já em meados do Século XIX, de casinholas e ranchos às margens do Córrego da Sepultura, na época denominadas Fazenda das Abóboras. O posicionamento geográfico beneficiou a comunidade pela possibilidade de prestação de serviços e pela oportunidade de comércio junto aos viajantes e tropeiros que transitavam na região.

A comunidade se tornou conhecida quando da instalação dos ranchos de tropas e das vendas. Posteriormente, pela construção da Escola e da Capela (Capela de Nossa Senhora das Dores, construída em 1918).

Nos dias de hoje, o distrito da cidade de Gouveia-MG, Camilinho, quase nada mudou. Capela e Escola servem fazendas, sítios e algumas dezenas de moradores. No entanto, a tranquilidade, o sossego e as belezas naturais fazem com que os aventureiros e visitantes não se arrependam de desviar o seu caminho para conhecer a localidade.


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original



BR-259 sentido Diamantina e o Morro do Camilinho




Saída para Camilinho à 23 km da ponte do Rio Paraúna, BR-259 sentido Diamantina















Descida para o Córrego das Sepulturas









Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15228449