sábado, 5 de novembro de 2016

Senhora da Glória - distrito da cidade de Santo Hipólito


Obs: confira o tracklog no final da postagem

Situado em lugar estratégico de trânsito de tropeiros no início do Século XVIII, o lugarejo, inicialmente conhecido como Bom Jesus do Piçarrão, teve origem pelo estabelecimento de fazendas de gado e plantios na região.

A prosperidade das fazendas aumentou a população do local. Igreja, casario colonial, escola cresceram e a localidade passou a se chamar Senhora da Glória. Até uma usina de açúcar e álcool, construída pelo Major Maurílio da Glória, faz parte da história desta pitoresca localidade.

Senhora da Glória é, nos dias de hoje, um dos distritos de Santo Hipólito e recebe turistas de diversas regiões, interessados em sua centenária história, belezas naturais e sua rica cultura. Fica apenas a 30 quilômetros da sede do município (Santo Hipólito) e também pode ser acessado pela região de Curvelo e Inimutaba.


Obs: clique na foto para visualização em tamanho real.



Início da Estrada para Senhora da Glória




Distrito Gentil de Matos - no caminho para Senhora da Glória






A estrada continua rumo à Senhora da Glória




Distrito Várzea de Cima no caminho para Senhora da Glória




  
/;





Rio das Velhas no caminho para Senhora da Glória





A estrada continua para Senhora da Glória





Entrada de Senhora da Glória, pra quem vem de Inimutaba





Capela centenária em Senhora da Glória




Aspecto do distrito







Matriz de Nossa Senhora da Glória











Usina de Álcool e Açúcar às margens do Rio das Velhas (infelizmente, desativada)




 Saída de Senhora da Glória com destino à sede do distrito (Santo Hipólito)




Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15399313

domingo, 23 de outubro de 2016

Comunidade do Camilinho - Gouveia-MG

Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Quem nunca, ao trafegar pela BR-249 sentido Diamantina e Vale do Jequitinhonha, se deparou com uma evolução rochosa que lembra as “corcovas” de um camelo e uma pequena placa sinalizando: Camilinho a 4 km?

Tratam-se, então, de uma cadeia de afloramentos rochosos que separa a antiga região de mineração de Diamantina da região produtora de alimentos em Curvelo e Corinto e uma pequena comunidade – o Camilinho.

Antigos registros oficiais atestam a existência, já em meados do Século XIX, de casinholas e ranchos às margens do Córrego da Sepultura, na época denominadas Fazenda das Abóboras. O posicionamento geográfico beneficiou a comunidade pela possibilidade de prestação de serviços e pela oportunidade de comércio junto aos viajantes e tropeiros que transitavam na região.

A comunidade se tornou conhecida quando da instalação dos ranchos de tropas e das vendas. Posteriormente, pela construção da Escola e da Capela (Capela de Nossa Senhora das Dores, construída em 1918).

Nos dias de hoje, o distrito da cidade de Gouveia-MG, Camilinho, quase nada mudou. Capela e Escola servem fazendas, sítios e algumas dezenas de moradores. No entanto, a tranquilidade, o sossego e as belezas naturais fazem com que os aventureiros e visitantes não se arrependam de desviar o seu caminho para conhecer a localidade.


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original



BR-259 sentido Diamantina e o Morro do Camilinho




Saída para Camilinho à 23 km da ponte do Rio Paraúna, BR-259 sentido Diamantina















Descida para o Córrego das Sepulturas









Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15228449