sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Felixlândia - Zona Rual e Serra


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Felixlândia é um município localizado a 180 Km de Belo Horizonte, às margens da BR 040, sentido Brasília. Possui uma população de cerca de 15.000 habitantes, com economia baseada na pecuária, agricultura, extração de pedra ardósia, monocultura da cana de açúcar eucalipto e comércio. Tem como confrontantes os municípios de Curvelo, Pompéu, Morro da Garça, Corinto, Três Marias, Morada Nova de Minas.

A história de Felixlândia está ligada à fé religiosa de seus moradores. A festa de Nossa Senhora da Piedade, realizada em agosto, reúne milhares de fiéis e visitantes de cidades vizinhas. O nome do município é uma homenagem ao padre Felix Ferreira da Rocha. Devoto de Nossa Senhora da Piedade, ele doou meia légua de terras de sua sesmaria da beira do Bagre e Rio do Peixe para a construção de uma capela para a padroeira. 

Com a construção da capela, formou-se o Arraial do Bagre. Em 1842, foi criado o distrito de Piedade do Bagre. Emancipado em 1948, o município recebeu o nome de Felixlândia. Segue foto atual do, agora, Santuário de Nossa Senhora da Piedade.



Felixlândia também é considerada um dos principais roteiros Pesqueiros do estado (por ser banhada pela Represa de Três Marias). A seguir seguem fotos de algumas localidades de zona rural da cidade. Em breve dedicarei uma postagem exclusiva para falar das pescarias na região.

Felixlândia conta com um portal na web que trás todas as informações de hospedagem, onde comer, serviços de guias etc. Site: http://www.felixlandiamg.com.br/portal/ 

Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


MORRO DA CABEÇA
Localizado a 10 km da sede de Felixlândia, o Morro da Cabeça é um local de oração e fé. Ao menos uma vez por ano é celebrada uma missa aos pés do cruzeiro do Morro da Cabeça, homenagem do Clube do Cavalo de Felixlândia. Estradas particulares de difícil acesso permitem o visitante desfrutar de belas paisagens e celebrar um momento de oração.

Morro da Cabeça - Início da estrada.





Início dos pastos e Morro da Cabeça bem ao fundo.









No alto do Morro da Cebeça


















CONTORNO DA SERRA
Este é um percurso de cerca de 36 km de estradas de terra que contornam a serra de Felixlândia. O trecho se inicia no Posto Pioneiro (BR 040), passa pelo Saco Fechado, Piancó, Mucambinho e termina no Salto.


Início do contorno da serra.


























Povoado do Mucambinho








Continuando na estrada em direção ao Salto.









Rio do Peixe em época de cheia.









POVOADO DO SALTO - SÃO GERALDO DO SALTO
Localizado a cerca de 15 km da sede de Felixlândia, sentido Brasília. Possui uma festa religiosa muito famosa, que vale a pena ser visitada.

Capela e aspecto do Povoado.















Tracklog: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=5845369

Tracklog: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=5842225

Tracklog: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/spatialArtifacts.do?event=setCurrentSpatialArtifact&id=5845351

4 comentários:

  1. Muito bom seu blog, eu conheço bem esses lugares, mas não tenho registrado em um gps, algumas de minhas trilhas ou quase todas eu tenho registradas em um app android , o Sports Tracker, mas não sei como te passar.

    ResponderExcluir
  2. Bacana! Eu não conhecia. Tá aí uma boa opção de trekking.

    ResponderExcluir