sábado, 1 de agosto de 2015

Morro da Garça - Sede do Circuíto Guimarães Rosa


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

Morro da Garça é um pequeno e centenário município mineiro, localizado há cerca de 25 km do município de Curvelo, na região do Circuito Turístico Guimarães Rosa.

O povoado de Morro da Garça teve sua origem ainda no século XVII, como caminho de boiadeiros no trajeto entre a Bahia até a Vila de Sabará, no centro da então Província das Minas Gerais.

O município recebeu este nome, Morro da Garça, pela existência, na sua região, de uma elevada formação rochosa que serviu, ao longo dos últimos três séculos, de guia e referência para os viajantes, tropeiros e comitivas de gado nos caminhos entre a Bahia e as minas de ouro de Sabará. Afirma-se que o "morro da garça" ou "morrão" é o centro geográfico de Minas Gerais.

O famoso "morro da garça" também ilustrou a obra de Guimarães Rosa, no conto Recado do Morro, sendo personagem, cenário e fazendo parte do trajeto de Pedro Osório e sua expedição pelo "sertão" mineiro.

Morro da Garça tem uma população aproximada de apenas 2.660 habitantes e possui uma famosa festa (Festa da Lavoura), que ocorre na primeira semana do mês de junho.

Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Praça Central - Igreja de Nsa. Senhora da Imaculada Conceição









Casario da cidade de Morro da Garça







Área rural - Travessia no cerrado
Morro da Garça - Felixlândia







Cruzeiro na serra e o "morro da Garça" ao fundo.




Açude em tempos de seca



Estrada e poeira em tempo de seca no cerrado



Trackloc:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=10353257

Nenhum comentário:

Postar um comentário