segunda-feira, 18 de abril de 2016

Cemitério do Peixe - lugar de oração, respeito e paz


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

No caminho para Diamantina, distante 22 km da BR-259, se esconde nas montanhas do espinhaço mineiro, às margens do Rio Paraúna, mais um pitoresco vilarejo: Cemitério do Peixe.

Com cerca de 100 casinhas brancas de telhado baixo espalhadas por vielas de chão batido e apenas dois moradores fixos, o vilarejo do Peixe está se revelando um lugar de oração e descanso espiritual. Além das casinhas, há no vilarejo uma capela dedicada à São Miguel Arcanjo e às Almas, e ainda o cemitério que dá nome ao lugar.

Registros atestam que Cemitério do Peixe nunca foi, de fato, uma vila, mas sim um cemitério e local de realização de missas e romarias desde meados do século 19. Há três versões sobre a origem do cemitério e as primeiras pessoas ali enterradas: a primeira defende que foram enterrados guardas da coroa que morreram no local intoxicados por peixes estragados; a segunda versão afirma que um escravo fugido conhecido como Peixe foi encontrado morto com um diamante na mão; e uma outra versão afirma que um missionário chamado Padre Peixe, que viajava à cavalo na região, adoeceu, morreu e ali foi enterrado.

Atesta-se que, independente da versão, o cemitério foi instaurado e romarias e missas são praticadas ali desde 1887. Como se tratava de um local distante, as casinhas brancas se multiplicaram para abrigar romeiros e parentes de quem ali fora enterrado.

Hoje, Cemitério do Peixe é mantido pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro, padres redentoristas da cidade de Curvelo e Dona Lotinha e seu filho Zezinho. À qualquer época do ano estes dois moradores fixos estão de braços abertos para receber turistas e pessoas que querem desfrutar das riquezas naturais, culturais e espirituais do lugar.



Caminho para Cemitério do Peixe pela BR-259
Clique nas fotos para visualização em tamanho original.




Início do estrada de terra partindo da BR-259
Estrada em bom estado mesmo em período de chuvas





À direita, Areal do Tigre
Seguir direto sentido Congonhas do Norte




Ponte sobre o rio Tigre, estrada e ponte sobre o Rio Paraúna







Bifurcação - agora, à direita para Cemitério do Peixe






Primeiro avistamento de Cemitério do Peixe
Detalhe para o Rio Paraúna visto da chegada ao povoado







Capela dedicada a São Miguel Arcanjo e às Almas e o Cemitério







Praça Canequinha, ruas e casinhas do vilarejo
  











A arte no Peixe




Caminho para o rio - Rio Paraúna









Dona Lotinha - moradora de Cemitério do Peixe



Tracklog para o peixe - partindo da BR-259
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=12992243

Um comentário: