sábado, 5 de novembro de 2016

Senhora da Glória - distrito da cidade de Santo Hipólito


Obs: confira o tracklog no final da postagem

Situado em lugar estratégico de trânsito de tropeiros no início do Século XVIII, o lugarejo, inicialmente conhecido como Bom Jesus do Piçarrão, teve origem pelo estabelecimento de fazendas de gado e plantios na região.

A prosperidade das fazendas aumentou a população do local. Igreja, casario colonial, escola cresceram e a localidade passou a se chamar Senhora da Glória. Até uma usina de açúcar e álcool, construída pelo Major Maurílio da Glória, faz parte da história desta pitoresca localidade.

Senhora da Glória é, nos dias de hoje, um dos distritos de Santo Hipólito e recebe turistas de diversas regiões, interessados em sua centenária história, belezas naturais e sua rica cultura. Fica apenas a 30 quilômetros da sede do município (Santo Hipólito) e também pode ser acessado pela região de Curvelo e Inimutaba.


Obs: clique na foto para visualização em tamanho real.



Início da Estrada para Senhora da Glória




Distrito Gentil de Matos - no caminho para Senhora da Glória






A estrada continua rumo à Senhora da Glória




Distrito Várzea de Cima no caminho para Senhora da Glória




  
/;





Rio das Velhas no caminho para Senhora da Glória





A estrada continua para Senhora da Glória





Entrada de Senhora da Glória, pra quem vem de Inimutaba





Capela centenária em Senhora da Glória




Aspecto do distrito







Matriz de Nossa Senhora da Glória











Usina de Álcool e Açúcar às margens do Rio das Velhas (infelizmente, desativada)




 Saída de Senhora da Glória com destino à sede do distrito (Santo Hipólito)




Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=15399313

42 comentários:

  1. belas histórias deste distrito e tristes também.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, gostei as fotos . Santo Hipólito mg. vou mostra a minha mãe. eu sei ela vai gostar muito de ver. ela foi criada em santo Hipólito . na fazenda , ela gostaria muito encontra parente dela.se eles tiveram vivos, minha mae está 94 anos de idade está lúcida graça a graça de Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa de saber. Também pesquiso meus parentes nessa região. Se quiser trocar umas ideias, deixo meu email: oliverzeus@gmail.com

      Excluir
    2. Alguns primos e eu estamos fazemos nossa arvore genealogica. Temos varios ancestrais que nasceram, moraram ou morreram em NS da Gloria

      Excluir
  3. Lindo lugar tenho um ranjo nas margens do rio das velhas onde passo horas a descansar adoro este lugar
    .

    ResponderExcluir
  4. Lindo lugar tenho um ranjo na beira do rio das velhas onde passo minhas horas de lazer amo muito este lugar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ja pesquei nesse Rio ali em Santo Hipólito e perto da Ponte da gloria junto com o Basílio e anesio pescador local

      Excluir
    2. Moro aqui. Não conheço o senhor. É de onde?

      Excluir
    3. Sou Luciana da Fonseca,neta deMari e de Adriao.Filha deJuvenita,passei grande parte da minha infancia aí em Senhora da Glória. Estou pesquisando imagens pq vou passar uns dias aí nacasa da minha avó,se Deus quiser.🙏. Saudades demais desse lugar

      Excluir
    4. Sou bisneta de Laurindo ribeiro da gloria me parece que foi dono antigamente da fazenda nossa senhora da gloria se alguem mais antigo souber mais entre em contato no zap 31 995632976

      Excluir
  5. Ciao ,mi chiamo Paolo Zotti, vivo in Italia, Padova, Veneto. Cerco miei antenati, arrivati in Brasile nel 1888, ti allego un link che ho trovato nei vostri archivi.Spero tu abbia notizie per me.....grazie .Paolo NOME ZOTTI PIETRO - 35 ANOS ZOTTI
    SOBRENOME ZOTTI
    LIVRO SG-801 PAG.: 96
    DATA 31/10/1888 (DATA DE ENTRADA NA HOSPEDARIA)
    NACIONALIDADE ITALIANA
    DEPENDENTES
    ZOTTI GIACOMINA - 35 ANOS - MULHER
    FILHOS:
    ZOTTI ANTONIO - 10 ANOS
    ZOTTI ROZA - 7 ANOS
    ZOTTI PAOLO - 5 ANOS
    ZOTTI MARIA - 3 ANOS
    ZOTTI CARLO - 1 ANO
    EMBARCAÇÃO WASHINGTON
    MICROFILME ROLO 01

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. outros com esse sobrenome que chegaram ao Brasil em 1888:
      http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/modules/imigrantes/brtacervo.php?cid=15224

      Parece que migraram para outra cidade:
      Detabian, Giudetta Enricheta – chegou a Leopoldina em 1888, casada com Domenico Zotti. Faleceu na sede municipal em 1911. Seus descendentes migraram para Simonésia, MG.
      https://goo.gl/maps/Q6yVXJ1T1So

      Excluir
    2. Nasci em Senhora da Gloria e tenho primos em Curvelo e Corinto, gostaria de saber como saber se em Sra da Gloria' ainda celebram a cerimônias da Semana Santo'nossa casa lá ainda existe em frente s igreja Matriz '' porém não pertence msis nossa família se alguém teria número de tel de lá pode até ser talvez do correio ou da escola. Tenho ainda amigos lá mas não tenho o número deles agradeço desde já

      MARIA Stela de Moura

      Excluir
    3. Oi Maria Stela.. olha o telefona da mercearia de lá: (38) 3726-2078 (Mercearia da Terezinha). Certamente ela poderá te ajudar.

      Excluir
  6. Olá!meu nome é Ivani Duarte...procuro por parentes da minha bisavó Maria da Conceição goulart,e do meu avô Celcio Amâncio Duarte.Se alguém tiver alguma informação ficarei grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o nome da rua da minha mãe: Maria C. G. Moura,achei que fosse a mãe do meu padrinho: Pedro Saraiva de Moura.

      Excluir
    2. Bom dia meu amigo você por acaso é de senhora da gloria , porque Pedro saraiva é meu primo e o irmão dele era o escrivão em santo hipólito ,e hoje Moro em São Paulo , mas você conseguiu contato com alguém de lá

      Excluir
    3. Sou afilhada do Pedro Saraiva, ele faleceu há pouco tempo. Eu sou de Santo Hipólito. Tenho contato de algumas pessoas lá: Rosa Amélia que é viúva do Roberto Glória. A esposa de Osvaldo Rodrgues e outros.

      Excluir
    4. A Conceição é irmã do meu avô, Pedro Goulart de Moura. Parte da família vive em Curvelo (Rosa Moura, Dorinha Moura, Selma Moura e Telma Moura). Todos esses são sobrinhos da sua bisavó.

      Excluir
  7. Conheço muito aí perto de povoado de caquende

    ResponderExcluir
  8. Essas casa eu reconheci a casa do major a casa do pai do geral do Pedro meu amigo ali na entrada a terezinha que faz 1 tropeiro maravilhoso meu email Luiztoldos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é Evaldo, moro em Cascavel PR. No ano passado tive o privilégio de conhecer esse lugar mágico. Meus bisavós e avós que moravam na Serra do Gonçalo e meu bisavô Cecílio e Francelina Barbosa que moravam ai, contavam histórias incríveis desse lugar, de quando eles trabalhavam para o Major. Que segundo eles era um homem poderoso e até temido. Pena que fiquei poucas horas ai. Mas quero voltar ai neste ano de 2020. Quem quiser fazer contato comigo este é meu email. fonsecs@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris minha avó contava muitas histórias de lá. Falava muito desse major, ela faleceu a trinta e convo anos. Senhorinha Rocha Soares

      Excluir
  10. A todos de Senhora da Gloria, meu doa tarde.
    Abraço fraterno, de Jânio Luciano que tem muitas saudades de seus moradores, o Eudes professor, Oswaldo, dona Terezinha, Roberto Gloria e a todos amigos, que me deixaram muitas saudades.
    Abraços a todos queridos amigos.



    ResponderExcluir
  11. Sou do Rio de Janeiro e fiquei apaixonado pela cidade.
    Me contem mais sobre ela.
    Quantos habitantes tem aproximadamente?
    Quais as belezas e pontos turísticos da cidade?
    O que tem para se fazer?
    Parabéns pela belça cidade!

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se tem alguma pousada?
    Vi fotos de uma cachoeira maravilhosa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fui conhecer a Cachoeira e estou apaixonada, tem cidades próximas que tem pousada e tem a outra Cachoeira linda de Parauna da uma pesquisada

      Excluir
    2. Oi Daniela, a cachoeira é aquela que fica na fazenda do Brejo? Quero muito ir, é difícil o acesso? A fazenda fica aberta ?

      Excluir
    3. Tambem quero saber como é o acesso de Santo Hipolito até a cachoeira do brejo, se possui estrada de chao, se é ruim ou boa

      Excluir
  13. Boa noite meu nome é Maria pequena procuro por parente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus parentes e de lá ou de curvelo procuro por uma tia desaparecida que se chama Maria mas é de curvelo

      Excluir
  14. Oi me chamo lenon gostaria de saber mais informações sobre as cachoeiras da aí por favor

    ResponderExcluir
  15. Olá meu nome Geraldo gosto muito de pescar no Rio das Velhas mas gostaria de saber se no Glória tem algum hotel ou pensão para turista

    ResponderExcluir
  16. Saudades desse lugar maravilhoso sou de Tomáz Gonzaga hoje moro em Sete Lagoas há mais de 30 anos mas já participei de muitas festas em Nossa Senhora da Glória

    ResponderExcluir
  17. Gostaria muito de saber se existe algum número de telefone público pois conheço uma pessoa da cidade e gostaria muito de poder falar com ela novamente ou até mesmo reencontrar essa pessoa

    ResponderExcluir
  18. Eita saudades,meu vô e tios tinham fazenda na beira do rio ao lado da ponte!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa Senhora da Glória foi cenário do filme "Viagem ao Seios de Duília" (1964), do diretor Carlos Hugo Christensen (1924/1999), estrelado por Rodolfo Mayer, Natália Timberg e Oswaldo Louzada; e, cujo filme foi baseado em um conto do escritor Aníbal Machado (natural de Sabará).

    ResponderExcluir
  20. Olá sou intiado do finado Trajano moro em sp gostaria de saber se tem algum parente deles que mora por aí ainda pessoas como Preta Cida Gilson já visitei muito glória mês das festas tenho muita saudade

    ResponderExcluir
  21. Creio que minhas horigens é desse lindo Lugar...
    Familia de sobrenome CELESTINO NUNES, sera que encontro alguém...
    Familia mais que centenária!

    ResponderExcluir