domingo, 2 de julho de 2017

Trekking - parte de cima da Cachoeira do Tabuleiro

Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Essa belíssima caminhada teve como objetivo visitar a parte de cima da maior cachoeira de Minas, a Cachoeira do Tabuleiro, com seus 273 metros de queda, terceira maior cachoeira do Brasil.

A Cachoeira do Tabuleiro fica localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no município de Conceição do Mato Dentro, a 19 km da sede do município. Suas águas correm pelos belos campos de altitude da Cordilheira do Espinhaço e, curiosamente, alimentam a bacia hidrográfica do Rio Doce e não a bacia do Rio São Francisco, como demais rios da região.

A caminhada em questão se iniciou às oito da manhã de um domingo de junho, em uma das últimas propriedades rurais antes da área do Parque. A partir daí o acesso de veículos comuns é restrito e apenas 5 km de trilhas muito bem demarcadas e fáceis de seguir nos levam ao topo da cachoeira. Lá em cima é possível visitar o Mirante da Cachoeira, além de percorrer o leito do Ribeirão do Campo até o local onde a queda se inicia.

Há outra forma de visitar a cachoeira, que é pela trilha da famosa travessia Lapinha da Serra x Tabuleiro. Esta trilha sobe as montanhas pelo lado direito da cachoeira, mas em relação à grau de dificuldade podemos considerar que não há diferença entre as duas.

 Obs: confira o tracklog no final da postagem.



Início da Caminhada
Deixando a Van da Nômades, especializada em turismo na região














Aspecto das trilhas e paisagens da subida

















Ribeirão do Campos
Lado oposto da montanha da cachoeira 









Retornando para a trilha rumo à Cachoeira do Tabuleiro








Trecho no leito do Ribeirão do Campo - quase lá







































Cachoeira do Tabuleiro - últimos metros antes da queda













Queda e poço - 273 metros




De volta as trilhas em direção ao mirante






Mirante do Tabuleiro















Distrito de Tabuleiro do Mato Dentro
Cidade de Conceição do Mato Dentro

Praça Sagrado Coração de Jesus








Coordenadas: 19° 05' 17 " S , 43° 33' 06 " O

Tracklog: 
https://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=18478007

Um comentário:

  1. Oi, Sávio, belas fotos! Cheguei ao seu site quando estava procurando um tracklog. Vi em alguns relatos que a trilha partindo da portaria do parque é muito mal demarcada e pessoas que se perderam sem conseguir ver a cachoeira. Você saiu de um lugar diferente e falou de trilha bem marcada. O lugar de onde saiu é próximo à entrada do parque? Abraço. Claudia

    ResponderExcluir