domingo, 8 de fevereiro de 2015

Trekking Cachoeira do Bicame - Lapinha da Serra


Obs: confira o tracklog no final da postagem.

A Cachoeira do Bicame é uma grande cachoeira localizada a 15 km do centro do distrito da Lapinha da Serra, no alto da Serra do Espinhaço. Formada pelo Rio de Pedras, a cachoeira fica em área particular, mas a conservação e acesso é garantido pela conversão de suas terras em RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural (ótima iniciativa dos proprietários). O acesso é apenas controlado, conforme estudos ambientais de manejo.

Conhecer a Cachoeira do Bicame não é uma tarefa muito fácil. O acesso é por uma antiga estrada que ligava Santana do Riacho a Congonhas do Norte, mas que hoje possui o trecho final restrito a apenas ciclistas ou caminhantes. Os proprietários das terras mantém uma casa de apoio no último terço do percurso, com água, banheiro e o controle de acesso.

A seguir seguem fotos de todo o trajeto partindo do centro da Lapinha, em um ensolarado domingo de janeiro. O percurso, percorrido a pé, totalizou 30 km, realizados em 8 horas de caminhada. O esforço é muito bem recompensado pela caudalosa cachoeira mesmo em tempos de seca e pelas maravilhosas imagens do espinhaço mineiro. 


Obs: Clique nas fotos para visualização em tamanho original.


Início da trilha partindo do centro da Lapinha










Início da subida da serra (Serra do Espinhaço)
Fim da linha para os 4x2 hehe.








Fim da linha para os 4x4 -  acesso controlado.





















Murinho de pedras - acesso restrito
Daqui pra frente só à pé ou do de bike.













Fim das estradas
Daqui pra frente são 5 km de trilha de nível difícil


















Últimos 2 km para a Cachoeira do Bicame
Conforme aviso, a dificuldade aumentará.











Cachoeira do Bicame do alto da serra
Falta apenas 1 km







Cachoeira do Bicame
De todos os ângulos possíveis






















Caminho de volta e suas belas paisagens










Tracklog:
http://www.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=8824797

Um comentário:

  1. Lugar lindo e abençoado!
    Passeio que vale a pena.
    Vou contar um caso breve: (Serve como "DICA")

    ATENÇÃO!!!
    Realizei esse percurso, juntamente, com um grupo de umas 13 pessoas, inclusive minha filha de apenas 7 anos e, durante a ida e volta, em vários trechos eu me abaixava para ela subir em minhas costas para carregá-la um pouco. Fiz isso várias vezes. Aí que tá o "X" da questão... Fomos de carro até onde dava pra ir, deixamos o carro na estrada e partimos, estava com a CHAVE do carro no bolso da bermuda. Chegamos na cachoeira numa boa, curtimos bastante, sem algum problema, ficamos até umas 14h e saímos para ir embora. Mais 3 horas e pouco de caminhada só de volta... tranquilo. Mas (@##$%) quando cheguei no carro (com aquela sensação de dever cumprido, pode se dizer até "COmprido"), que procurei a CHAVE do carro... CADÊ, sumiu, todo mundo morto de cansado, me olhando sem querer acreditar. Mas era verdade! Procurei na bolsa da minha esposa, da minha mãe, etc, mas eu sabia que a chave deveria estar no meu bolso. Ou seja, em "uma" das diversas vezes que me abaixei para minha filha subir em minhas costas (e ela subia pisando em minhas roupas) a abençoada chave caiu no chão. #%#%&. Conclusão: Sem pensar mais que 2 minutos, tive que virar e voltar sozinho, correndo onde podia e devagar nos trechos em que eu era obrigado a procurar com mais cuidado.
    Gente, disse que o caso ia ser breve, mas não consigo. Foi tenso. De repente, me bateu um pânico (medo de escurecer) medo de aparecer um lobo guará e até "Onça", e acreditem, moradores da região me disseram que é raro, mas aparecem vez ou outra. Pois é, continuei assim mesmo. Conclusão: Cheguei na casa de apoio, e encontrei o Sr. Gilson, funcionário da Reserva, que juntamente com sua esposa, continuaram comigo mais um longo percurso até eu GANHAR NA MEGA SENA. Não sei como é ganhar a Mega, mas quando eu vi a chave no meio da grama entre os dois caminhos de terra, a sensação de plena felicidade. Agradeci muito a Deus e ao Sr. Gilson que, sinceramente, sou muito grato.
    Pessoal, fica a DICA, não fui o primeiro a perder a chave do carro nesse percurso, conforme disse o Sr. Gilson, teve gente que encontrou a chave na cachoeira, ou seja, repetiu toda a caminhada e teve gente que não encontrou e teve que chamar reboque para levar o carro embora.
    Então, amarrem as chaves em cordões, coloquem na bolsa.
    Porque foi tenso viu.

    ResponderExcluir